quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FAI - Faculdade dos Imigrantes

HISTÓRICO DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Em meados de 2001, a Faculdade dos Imigrantes – FAI, estabelecimento isolado particular de Ensino Superior, mantido pela Associação Nossa Senhora de Caravaggio, solicitou credenciamento junto ao Ministério da Educação. Em 04 de janeiro de 2002, obteve Autorização para Funcionamento através da Portaria N° 21/2002.

A instalação da Faculdade dos Imigrantes – FAI em Caxias do Sul foi planejada em função do potencial sócio-econômico da região e da carência de formação profissional em áreas específicas, nas quais a Faculdade pretende atuar. Situada estrategicamente num dos maiores centros industriais, financeiros e culturais do sul do país, a serra gaúcha, a FAI objetiva uma efetiva inserção no seu meio, servindo como agente decisivo tanto na produção e disseminação do conhecimento quanto na transformação social.

Nesse sentido, a FAI orienta-se por valores básicos, tais como a inovação e a criatividade, o compromisso ético e cooperação institucional, a consciência e a responsabilidade social, juntamente com a qualidade do ensino e a excelência acadêmica.


Cursos:

Administração:

Com currículo atualizado, direcionado para as necessidades do mercado, o curso de Administração prepara profissionais para lidar com os desafios do dia-a-dia em organizações de setores diversos no âmbitos público e privado. O profissional formado em administração estará apto a gerir as áreas financeira, recursos humanos, produção e mercadológica. Também possuirá uma visão sistêmica sobre as inter-relações das diversas esferas de competência da administração, e as habilidades necessárias para administrar cada uma delas, e a organização como um todo.

Autorização: Portaria Ministerial nº 22, de 04 de janeiro de 2002Publicada no Diário Oficial da União em 09 de janeiro de 2002.Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 778, de 10 de junho de 2009

Publicada no Diário Oficial da União em 15 de junho de 2009.


Ciências Econômicas:

O graduado em Economia com ênfase em Mercado internacional e meio ambiente terá uma preparação focada na formação de uma visão crítica com o intuito de compreender a realidade do mercado. Ele estará altamente qualificado a identificar e solucionar problemas dos âmbitos social, econômico e político. Também conhecendo os preceitos e princípios da economia clássica, o bacharel nesta área agregará dois enfoques específicos altamente atuais em seu currículo, gerando um diferencial em termos de capacitação profissional.

Autorização: Portaria Ministerial n° 74, de 11 de janeiro de 2005

Publicada no Diário Oficial da União em 12 de janeiro de 2005.

Ciências Contábeis:

O graduado em Contabilidade com ênfase em Controladoria possui um diferencial no seu mercado de atuação, pois além de exercer sua função contábil, terá uma formação inovadora na área específica de controladoria dentro das organizações, área em expansão com alto padrão de remuneração. Este curso forma profissionais com perfil dinâmico, foco gerencial e preocupação ética, para atender qualquer organização contábil e também as que necessitem da atuação de um controller.

Autorização: Portaria Ministerial n° 1666, de 16 de maio de 2005

Publicada no Diário Oficial da União em 17 de maio de 2005.

Design de Interiores:

Fazer Design de interiores é redefinir os espaços internos dando-lhes uma identidade, um valor, um significado e até mesmo um novo uso, através de uma linguagem do espaço produzido que lhe é própria. O designer de interiores formado pela FAI terá visão estratégica para conceber com competência projetos de interiores residenciais, comerciais, empresariais e institucionais, além de exposições, estandes e ambientes cenográficos, equacionando todos os fatores inerentes ao design.

Autorização: Portaria Ministerial n° 1667, de 16 de maio de 2005

Publicada no Diário Oficial da União em 17 de maio de 2005